quarta-feira, 18 de maio de 2011

Blog Alô Sítio Novo Homenageia Museu Câmara Cascudo


 18 de Maio, Dia Internacional do Museu


Instituído em 1977, o dia 18 de Maio é assinalado mundialmente como o Dia Internacional dos Museus. Todos os anos o Conselho Internacional de Museus (ICOM) - organismo da UNESCO - escolhe o tema pelo qual devem orientar-se todas as actividades que assinalam a efeméride, em todo o Mundo. O tema das comemorações em 2011 é, MUSEUS E MEMÓRIA.


Como o blog apoia a cultura, não podiamos diante de uma data tão especial, deixar de homenagear o Museu Câmara Cascudo, localizado em Natal, onde lá existe um grande acervo de peças históricas.



E para a homenagem, o blog trouxe um pouco da história do Museu Câmara Cascudo para você leitor.


Veja:  

O Museu Câmara Cascudo foi criado no dia 22 de novembro de 1960 como Instituto de Antropologia da Universidade do Rio Grande do Norte (IA/URN), federalizada nesse mesmo ano, passando a chamar-se Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fachada da Primeira Sede do Instituto de Antropologia. (Acervo do Arquivo do Museu Câmara Cascudo)

O Instituto de Antropologia foi o primeiro órgão de pesquisa da UFRN e possuía como objetivo “promover e divulgar estudos sobre o homem em seus diversos aspectos físicos e culturais, além de realizar pesquisas relativas às jazidas pré-históricas do território norte-rio-grandense.” (Lei 2694 – Cria o Instituto de Antropologia) Além das atividades de pesquisa, o IA oferecia cursos de extensão universitária nas áreas de antropologia, arqueologia, etnologia e paleontologia.

Pesquisadores do Instituto de Antropologia em campo. (Acervo do Arquivo do Museu Câmara Cascudo)

A primeira equipe do Instituto foi composta por Luís da Câmara Cascudo, José Nunes Cabral de Carvalho, Veríssimo de Melo e D. Nivaldo Monte. Nos  primeiros anos de atividade foram realizadas as instalações e acomodações dos professores-pesquisadores; formação dos departamentos; busca de material nas pesquisas de campo e a formação dos principais ambientes do IA.

O Reitor Onofre Lopes acompanhando as pesquisas em campo. (Acervo do Arquivo do Museu Câmara Cascudo)

Ao longo da década de 1960, os pesquisadores do Instituto viajaram pelo estado realizando suas pesquisas e coletando material nas áreas das ciências naturais e da antropologia. O resultado dessas pesquisas gerou um acervo considerável para construção do que se projetava ser um museu universitário.

No ano de 1964, foi doado ao Instituto de Antropologia o terreno onde foi construída sua sede, localizado na Avenida Hermes da Fonseca, número 1398.

Em 1965, o Instituto foi nomeado “Instituto de Antropologia Câmara Cascudo”, em homenagem ao seu primeiro diretor, Luis da Câmara Cascudo, pesquisador e folclorista norte rio-grandense e um dos fundadores do Instituto.

Fachada do prédio, enquanto Instituto de Antropologia. (Acervo do Arquivo do Museu Câmara Cascudo)

No dia 04 de outubro de 1973, o “Instituto de Antropologia Câmara Cascudo” foi transformado em “Museu Câmara Cascudo”, tendo como compromisso “preservar os resultados das pesquisas e estruturar as atividades de proteção, utilização e exposição das peças do acervo”. (Resolução do CONSUNI – Cria o Museu Câmara Cascudo)

Fachada do Museu Câmara Cascudo. (Acervo do Arquivo do Museu Câmara Cascudo)



Fonte: Museu Câmara Cascudo 



Essa foi a homenagem do Blog
Alô Sítio Novo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário