sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mergulhador fotografa divisão entre placas tectônicas na Islândia

O britânico Alexander Mustard documentou um mergulho entre as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia, que se afastam a cada ano.

Da BBC

O fotógrafo britânico Alexander Mustard registrou o mergulho que ele e outros colegas fizeram na fenda entre as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia.

A aventura para conhecer a "fronteira" entre as duas placas ocorreu no Parque Nacional Thingvellir, na Islândia. A paisagem submersa do parque é cheia de vales, falhas e fontes de lava, formados pelo afastamento gradual entre as duas placas, que se distanciam cerca de 2,5 centímetros uma da outra a cada ano.

Fotos foram tiradas nas imediações do Parque Nacional Thingvellir. (Foto: Alexander Mustard / Solent )

Os mergulhadores que participaram da expedição desceram cerca de 24 metros na fenda entre as placas, mas chegaram a até 60 metros de profundidade em cânions como o Silfra e o Nikulasargia.

Mustard, de 36 anos, diz que as imagens mostram 'o mundo submarino único da Islândia, que, assim como a ilha, é formado por paisagens vulcânicas'.

A lava e o vapor quente na interseção entre as placas criou também a chaminé hidrotermal Arnarnes Strytur, visitada pelos mergulhadores. A água é expulsa da chaminé 80°C e forma uma coluna turva ao entrar em contato com a água do mar, que está a 4°C.

Alexander Mustard é especializado em imagens submarinas. Um de seus trabalhos mais conhecidos é o registro fotográfico de destroços de navio no fundo do mar ao redor do mundo.


Mergulhadores chegaram a atingir até 60 metros de profundidade. (Foto: Alexander Mustard / Solent)

Placas tectônicas
A noção de placas tectônicas foi desenvolvida nos anos 1960 para explicar as localizações dos vulcões e outros eventos geológicos de grande escala.

De acordo com a teoria, a superfície da Terra é feita de uma "colcha de retalhos" de enormes placas rígidas, com espessura de 80 km, que flutuam devagar por cima do manto, uma região com magma nas profundezas da terra.

Fenda entre duas placas tectônicas foi estudada. (Foto: Alexander Mustard / Solent)

As placas mudam de tamanho e posição ao longo do tempo, movendo entre um e dez centímetros por ano - velocidade equivalente ao crescimento das unhas humanas.

O fundo do oceano está sendo constantemente modificado, com a criação de novas crostas feitas da lava expelida das profundezas da Terra e que se solidifica no contato com a água fria. Assim, as placas tectônicas se movem, gerando intensa atividade geológica em suas extremidades.

As atividades nestas zonas de divisa entre placas tectônicas são as mesmas que dão origem aos terremotos de grande magnitude.


Alexander Mustard é especializado em fotografia no fundo do mar. (Foto: Alexander Mustard / Solent)



Fonte: G1





Percevejo e formiga indicam origem de drogas que entram no país

Insetos encontrados dentro de pacotes de maconha poderão se tornar "informantes" policiais, indicando locais de plantio e possíveis rotas de distribuição da droga até os centros consumidores.

A possibilidade foi testada por um pesquisador da UnB (Universidade de Brasília), que analisou 52 fragmentos de insetos contidos em 7,5 kg da droga prensada --oriundos de duas apreensões realizadas no Distrito Federal.


Em sua pesquisa de mestrado, o biólogo Marcos Patrício Macedo conseguiu identificar uma espécie de formiga (Cephalotes pusillus) e duas de percevejo (Euschistus heros e Thyanta perditor) nos pacotes da droga.

Ao cruzar os registros de ocorrência dos insetos com o mapa das principais áreas de cultivo de maconha na América do Sul (inclui regiões da Colômbia, da Bolívia, do Paraguai e do Nordeste do Brasil), ele afirma ter descoberto a origem provável da droga até o DF: o Paraguai.

No estudo, o pesquisador, que trabalha como perito da Polícia Civil, diz que as duas espécies de percevejo são pragas de monoculturas (soja, principalmente), mas uma delas não tem registros no Nordeste do Brasil ""o que excluiria o chamado Polígono da Maconha, em Pernambuco, da lista de "suspeitos".



Fonte: Folha.com




Concurso nacional para professores será em agosto de 2012

Imagem Ilustrativa

A primeira edição da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente será em agosto de 2012. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Educacionais (Inep), que será responsável pela aplicação do exame, cujo objetivo é auxiliar estados e municípios a selecionar professores para trabalhar nas redes públicas.

A proposta foi anunciada no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC) a partir do diagnóstico de que os concursos para professores da rede pública eram, em geral, mal elaborados. O modelo que está sendo desenvolvido assemelha-se ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O professor interessado participa da prova e, de posse da nota, poderá ser selecionado para trabalhar nas redes de ensino dos estados e municípios que aderirem à proposta. A previsão é que os resultados sejam divulgados em janeiro de 2013.


Fonte: DN Online



Suicídio em Acari nesta 6ª feira


Um homem conhecido por "Putruco" na cidade de Acari cometeu suicídio na manhã desta 6ª feira, dia 13. Por volta das 11 horas da manhã Putruco se pendurou nos punhos da rede em sua casa.

Nelder Medeiros, do Blog Acari Fotos e Fatos esteve no local e registrou o indivíduo ainda pendurado.

Putruco era alcoólatra a muitos anos e tomava remédios controlados, era bastante conhecido na cidade, pois passava o dia inteiro vagando pelas ruas da cidade, geralmente bêbado. 


Fonte: Blog do Eduardo Silva
Foto: Nelder Medeiros



Caern faz manutenção para normalizar padrão da água na Lagoa do Jiqui

As últimas chuvas ocorridas em Natal contribuíram decisivamente para elevar, a níveis anormais, o volume do material orgânico em decomposição carreado para a Lagoa do Jiqui que, somando-se à grande quantidade de argila, sobrecarregaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Jiqui. Em face do problema, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio grande do Norte (Caern) realizou uma ação emergencial para a limpeza e desinfecção dos filtros, visando normalizar o padrão da água distribuída à população. O serviço foi concluído na manhã desta sexta-feira (13) e no início da noite o aspecto físico-químico da água estará totalmente normalizado.


O gerente de Qualidade do Produto e Meio Ambiente da Caern, Afonso Holanda, garante a que a água distribuída, apesar do aspecto diferenciado do normal, obedece todos os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. “A população pode consumir com tranquilidade a água distribuída pela Caern, pois estamos adotando todas as medidas para garantir os padrões exigidos pelas autoridades sanitárias”, assegura o bioquímico.

Em decorrência da anormalidade, alguns bairros, entre os abastecidos pelos reservatórios R – 6 e R-3 passaram a receber água com a turbidez (estado de um líquido com material em suspensão) um pouco elevada e cor amarelada.

O Reservatório R- 6 fornece água aos bairros da Candelária, Lagoa Nova, parte de Lagoa Seca, Morro Branco, Nova Descoberta, Mirassol, Neópolis, Potilândia, Capim Macio, Cidade da Esperança, Dix-Sept Rosado e Bom Pastor. Já o R-3, distribui o líquido para o Alecrim, Cidade alta, Barro vermelho, Lagoa Seca, Petrópolis, Tirol e Morro Branco.


Fonte: Tribuna do Norte
Foto: arquivo/tn






Informamos  que o blog Alô Sítio Novo como também o blog Giro/RN e outros blogs, desde ontem Quinta - Feira dia ( 12 ), estivemos com alguns problemas em repassar as notícias pra vocês leitores.

Inclusive todas as notícias que foram postadas ontem dia 12/ 05, foram perdidas.



Tudo por que o Blogger, que é uma das ferramentas do google, dedicada a publicação de blogs, esteve em manutenção.

Mas, graças a Deus, hoje a tarde tudo voltou ao normal.

E foi por isso, que desde ontem o blog Alô Sítio Novo esteve com poucas notícias. 

Agradecemos a sua compreensão.





Agora, mão na massa!