segunda-feira, 11 de abril de 2011

Grupo pretende clonar árvores para reflorestar o planeta

Um grupo de entusiastas pretende clonar e produzir em massa uma coleção das árvores mais interessantes do mundo para reflorestar o planeta e, como consequência, reverter os efeitos das mudanças climáticas.

"Queremos as maiores e melhores representações genéticas das espécies e fazer milhões e milhões delas", disse David Milarch, co-fundador da Archangel Ancient Tree Archive, responsável pelo projeto.

                                                               Imagem Ilustrativa
Clonagem de plantas é longe de ser tão difícil ou tão sofisticado como a clonagem de animais ou outras formas de vida. Mas pode ser um trabalho delicado. Os integrantes do grupo estão usando vários métodos para clonar dois tipos de sequóias — costeira e gigante — que incluem micropropagação, que basicamente usa minúsculas amostras de plantas, alimentados com altas doses de fibras sintéticas; hormônios de crescimento e cuidados em um laboratório para criar plantas geneticamente idênticas.

O método tem sido usado há tempos por horticultores: foram usados estacas de brotos e outros materiais vegetais, que crescem e são transplantados no solo enriquecido, onde continuam a crescer.

Os esforços de quase duas décadas de Milarch para capturar o DNA das árvores famosas foi visto com má vontade no início, assim como seus planos de vender os clones, que ele vê como necessário para financiar o projeto. A American Forests, mais antigo grupo de preservação, questiona se as antigas sequóias seriam a melhor opção para clonagem, no que Millar até concorda, mas diz que seu grupo elaborou uma lista com várias árvores selecionadas por longevidade, potencial de sobrevivência e habilidades naturais para beneficiar e reparar o meio-ambiente.

DN Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário